Por Guilherme Kalel: Jornalista e Editor
21/06/2026
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, filiado ao Partido Liberal, lançou oficialmente sua pré-candidatura ao Senado Federal. O evento de lançamento ocorreu em um ato político na cidade de Guarulhos e reuniu importantes lideranças da direita, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o senador Flávio Bolsonaro.
Durante o evento, André do Prado confirmou que o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro será o primeiro suplente em sua chapa na disputa eleitoral pelas vagas da Casa Alta por São Paulo. O parlamentar declarou publicamente que sua atuação legislativa e suas posições políticas serão orientadas por Eduardo Bolsonaro, a quem caberia originalmente a titularidade da vaga na chapa majoritária.
A indicação de André do Prado consolida um arranjo político costurado entre a Executiva Nacional do Partido Liberal, coordenada por Valdemar Costa Neto, o núcleo mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o grupo político do governador Tarcísio de Freitas. Os planos iniciais da legenda previam que Eduardo Bolsonaro disputasse uma das cadeiras ao Senado pelo estado paulista. No entanto, o ex-deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a uma pena de prisão em regime inicial aberto por coação no curso do processo, decisão que também gerou restrições eleitorais que prejudicaram seus direitos políticos imediatos. Atualmente vivendo nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro endossou formalmente a pré-candidatura de André do Prado por meio de mensagens e manifestações públicas.
Em seu discurso em Guarulhos, André do Prado agradeceu expressamente a confiança depositada por Eduardo Bolsonaro e reforçou o compromisso de carregar as bandeiras ideológicas do aliado caso consiga se eleger para o Congresso Nacional. O pré-candidato garantiu aos presentes que defenderá integralmente as pautas conservadoras e os valores compartilhados pelo grupo. Do Prado também sinalizou otimismo em relação aos recursos jurídicos que a defesa de Eduardo pretende apresentar no plenário do STF, mantendo a expectativa de reverter a condenação criminal.
O senador Flávio Bolsonaro também discursou no ato político e reconheceu o processo complexo que envolveu a definição do nome para representar a chapa. Ele criticou as decisões do Poder Judiciário que atingiram o irmão e classificou as medidas contra Eduardo como excessos cometidos em nome de uma suposta defesa democrática.
O evento serviu para consolidar o palanque da coligação em solo paulista, unindo diferentes alas de apoiadores de Tarcísio de Freitas e do bolsonarismo em torno do nome de André do Prado para uma das vagas federais em disputa.
