Por Alana Nunes
23/06/2026
O avanço de uma intensa massa de ar polar e o deslocamento de uma frente fria mudam radicalmente o tempo no centro sul do país nesta terça feira. Na Região Sul, o frio se intensifica com força. A frente fria se afasta em direção ao Sudeste, fazendo com que o tempo comece a estabilizar e o sol apareça entre nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No entanto, as temperaturas despencam, com marcas que podem ficar abaixo de 0°C em território gaúcho e alto risco de geada ampla na madrugada e amanhecer. No leste paranaense, incluindo Curitiba, o dia segue com muita nebulosidade e chance de garoa, mantendo a máxima em apenas 16°C. Em Porto Alegre, apesar da melhora gradual, a máxima não passa de 13°C. O vento sopra forte do quadrante sul, aumentando bastante a sensação de frio em toda a região.
Já na Região Sudeste, o avanço dessa frente fria espalha muita instabilidade e organiza nuvens carregadas. O estado de São Paulo tem um dia de alerta para chuva forte e temporais isolados, que podem ocorrer a qualquer momento a partir da manhã. Na capital paulista, os termômetros registram máxima de 21°C, com a temperatura mínima ocorrendo no final da noite devido à entrada do ar polar. No Rio de Janeiro, o dia começa com sol entre poucas nuvens, mas a nebulosidade aumenta no decorrer do período e há previsão de chuva fraca para a noite, com máxima chegando a 30°C. Em Minas Gerais, o cenário é dividido. O sul mineiro já sente a queda da temperatura e o aumento de nuvens, enquanto Belo Horizonte segue com tempo firme, predomínio de sol e máxima de 27°C. O norte de Minas Gerais continua seco e quente, com índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%.
